
Muitas vezes precisamos acessar o WhatsApp por um período logo de tempo, contudo temos tarefas importantes a fazer no Desktop, o que faz com que um olho fique no smartfone e outro no Desktop. Contudo ativar o Whatsapp no computador, poder ser um grande auxílio para esses momentos, e através dessa matéria, vou mostrar como instalar o cliente do mesmo no seu sistema, seja no Windows, no MacOS ou no Linux,
Windows e MacOS
Para instalar no Windows ou no MacOS, basta fazer o Download do App de acordo com o seu sistema operacional e escutar o mesmo, pois ele é disponibilizado na página do Whatsapp online. Faça o download no link abaixo:
Recentemente ambos também foram adicionados nas suas devidas lojas de aplicativos, na Mac App Store e na Windows Store, tornando mais acessível ainda a instalação.


Linux em geral por AppImage
Já para Linux o cliente não é oficial, mas funciona no Ubuntu, Fedora, Linux Mint, Debian, Opensuse, entre outros, e funciona perfeitamente, construído em código aberto através de um framework Electron, tendo seu funcionamento como um aplicativo Web em forma de janela autônoma, assim como apps do Google Chrome. E assim como os mesmos, possui um alto consumo de memória RAM.
Para instalar o mesmo, será necessário fazer o download do arquivo AppImage pelo terminal, para isso abra o mesmo e digite o seguinte comando:
wget https://github.com/Enrico204/Whatsapp-Desktop/releases/download/v0.4.2/whatsapp-desktop-0.4.2-x86_64.AppImage -O whatsapp.appimage
Depois será necessário dar permissão para execução do arquivo com este comando:
chmod a+x whatsapp.appimage
Agora é só executar a instalação com o comando:
sudo ./whatsapp.appimage
E pronto, na primeira inicialização vai surgir a opção de integrar o programa ao sistema, responda sim, caso contrário terá que iniciar o mesmo clicando no AppImage duas vezes na pasta onde você fez o download do arquivo, toda vez que quiser iniciar o programa.
Debian, Ubuntu, Mint, Deepin e derivados
Caso você queira fazer a instalação de maneira a receber atualizações no seu sistema, precisa utilizar o pacote .deb para instalar nos sistemas derivados do Debian tais como Ubuntu e Linux Mint, e para isso abra o terminal faça o download do pacote com o seguinte comando:
wget http://neoricalex.com/whatsapp-webapp_1.0_all.deb -O whatsapp.deb
Agora precisamos utilizar o comando dpkg para instalar o pacote .deb
sudo dpkg -i whatsapp.deb
Agora temos duas formas de instalar o programa uma usando um comando que costumamos utilizar quando ocorrem erros no sistema e outro com o comando dpkg, segue os comandos abaixo:
sudo apt-get install -f
Ou
sudo apt install ./whatsapp.deb
Fedora, CentOS, Mageia e Opensuse
Para instalação no Fedora, CentOS e Mageia, temos um pacote rpm disponível, faça o download do mesmo usando o terminal com o seguinte comando:
wget https://github.com/Enrico204/Whatsapp-Desktop/releases/download/v0.4.2/WhatsApp-0.4.2-1.x86_64.rpm -O whatsapp.rpm
Caso utilize o Opensuse use o comando:
sudo zypper install whatsapp.rpm
Mas se estiver no Fedora, CentOS, RedHat ou Mageia e afins use:
sudo dnf install whatsapp.rpm
Espero que essa matéria tenha ajudado a quem precisava utilizar o WhatsApp no Desktop, ainda mais se tratando dos usuário Linux que não possuem o aplicativo nativo como os do Windows e MacOS, e através de uma ferramenta de terceiros pode usufruir da mesma forma que os usuários dos demais sistemas citados.
[…] 1ª opção: Para instalar o mesmo, será necessário fazer o download do arquivo AppImage pelo terminal, para isso abra o mesmo e digite o seguinte comando:… Continuar lendo […]
CurtirCurtir